31/10/2025

Alunos de Borrazópolis, Projeto Câmara Juvenil, foram a Alep em Curitiba

No dia 29 de outubro de 2025, os alunos da Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, participantes do Projeto Câmara Juvenil, realizaram uma viagem educativa à cidade de Curitiba, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos sobre política, cidadania, divisão dos poderes e suas funções, o que oportunizou aos mesmos exercitar sua autonomia e protagonismo. A programação inicial partiu da visita à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), onde os estudantes puderam conhecer de perto o funcionamento do Poder Legislativo Estadual. Durante a visita, guiada pelo mestre de cerimônia Noel acompanhados pelas professoras Sônia e Nair, observaram o plenário, visitaram o gabinete do deputado Repórter Cobra apoiador do projeto e compreenderam como são criadas e aprovadas as leis que regem o nosso Estado. Foi um momento de grande aprendizado e inspiração para o exercício da cidadania. No período da tarde, o grupo esteve na Secretaria de Estado da Educação (SEED), onde foram recepcionados pela coordenadora da Educação de tempo Integral, professora Marytta Reno e sua equipe. Os alunos aprenderam sobre a estrutura da educação pública paranaense, os programas em andamento e o papel da Secretaria na coordenação das escolas estaduais, fortalecendo a compreensão sobre as políticas públicas educacionais. Em seguida, os alunos visitaram o Jardim Botânico, um dos principais cartões-postais da capital. Além de apreciar a beleza do local, o passeio também proporcionou momentos de convivência, integração e contato com a natureza, reforçando a importância da preservação ambiental. No dia seguinte, 30/10, encerrando o roteiro, o grupo conheceu a empresa Aeroflex, da empreendedora Geisa Cividini, ex moradora de Borrazópolis. A visita foi marcada por um diálogo sobre inovação, determinação e o papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico e social. Geisa compartilhou sua trajetória de sucesso, incentivando os jovens a acreditarem em seus sonhos e a valorizarem o estudo e o trabalho como caminhos para a realização pessoal e profissional. O Projeto Câmara Juvenil reafirma, assim, seu compromisso com a formação cidadã dos estudantes, promovendo vivências que fortaleçam o protagonismo juvenil e o compromisso com a sociedade. "Agradecemos imensamente o apoio do Chefe do Núcleo de Apucarana, professor Vladimir Barbosa, do prefeito Adilson Lucchetti (Didi), do vice-prefeito Valdinei del Grande (Di), dos vereadores de Borrazópolis, do Deputado Cobra, Sarita chefe de gabinete do deputado, pessoas que contribuíram para a materialização do projeto. Um agradecimento especial a professora Sônia Berti, coordenadora do projeto, professora Nair, Motorista Aldeir e o Secretário do departamento de Cultura Professor César Soares", diz nota divulgada pela Escola. 

Homem suspeito de homicídio em Mauá da Serra, morreu em Apucarana

A Polícia Civil, equipe do Delegado Dr. Felipe, de Marilândia do Sul, confirmou que morreu em Apucarana e foi sepultado em Marilândia, o Odair França. Ele era acusado de cometer um homicídio, praticado  na noite de um domingo (19 de outubro de 2025),  contra um homem, de 55 anos,Victório Dutine Neto, morto a tiros na região rural conhecida como Rio Preto, na divisa entre os municípios de Mauá da Serra e Ortigueira. De acordo com a Polícia Militar, moradores da localidade relataram ter ouvido cerca de quatro disparos de arma de fogo e, em seguida, viram um homem de estatura mediana fugindo do local empurrando uma motocicleta Honda Bros, tomando rumo à cidade de Mauá da Serra. Ao chegar na propriedade, os policiais encontraram a vítima numa caminhonete Fiat Strada, sentada no banco do motorista, com ferimentos provocados por disparos de arma de fogo. O homem já estava sem vida. Durante o atendimento, uma mulher compareceu ao local e informou ser companheira da vítima. Ela relatou aos policiais que o autor do crime seria seu ex-marido, Odair, que não aceitava o término do relacionamento e já havia feito ameaças contra o casal. O suspeito chegou a ser visto entrando em um Igreja horas após o crime, mas fugiu e só foi encontrado com sintomas de envenenamento.  Há informações que ele teria praticado uma tentativa de ato extremo. Apesar de ter sobrevivido, mas em estado grave, morreu no Hospital da Providência.  Um familiar da ex-mulher, desabafou: "Odair passou a vida toda agredindo a sua companheira, quando ela o deixou, ele matou o atual namorado dela e ainda cometeu ato extremo". Familiares do acusado, contestam estas informações. 

CRUZMALTINA – UBS de Dinizópolis encerra Campanha Outubro Rosa com encontro especial

sdfa
   A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Dinizópolis, em Cruzmaltina, encerrou a Campanha Outubro Rosa com um encontro voltado às mulheres da comunidade, reunindo informação, emoção e confraternização. O evento contou com palestra, sorteio de brindes e um café da tarde, promovendo um momento de reflexão e incentivo ao autocuidado. A atividade foi organizada pela enfermeira Mayara, chefe da unidade, e sua equipe, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Cruzmaltina, gestão Maurício Bueno e Fernando Cordeiro (Fernandão), tendo como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Durante a palestra, as participantes foram convidadas a refletir sobre a saúde da mulher e o poder da informação. “Nosso encontro foi um convite à reflexão, à informação e ao autocuidado, um momento para entender a importância da prevenção e para fortalecer a coragem de cuidar da própria saúde. Conversamos sobre prevenção, autoestima e a força que existe em cada mulher, onde juntas aprendemos e compartilhamos esse gesto de amor: o cuidado com a vida”, destacou a enfermeira Mayara. A equipe reforçou que, embora a campanha do Outubro Rosa tenha sido encerrada, as ações de prevenção continuam sendo realizadas durante todo o ano, mantendo o compromisso com a saúde e o bem-estar das mulheres de Dinizópolis e de todo o município de Cruzmaltina.

EDUCAÇÃO - Secretária municipal de Ivaiporã conquista prêmio nacional de Educação

  A assessora Giovana Monteiro recebeu o prêmio em nome da secretária Patrícia
 A secretária municipal de Educação de Ivaiporã, professora Patrícia de Souza Silva, foi destaque na décima quinta edição Prêmio Ação Destaque, cuja etapa final foi realizada nesta semana em Curitiba dentro do XIII Seminário Nacional de Gestores. Promovido pela Editora Opet, o Ação Destaque é um dos principais prêmios do país na área de sistemas de ensino para a área pública e, em 2025, teve entre seus finalistas projetos de educadores de sete Estados de todas as regiões do Brasil. Esses finalistas foram selecionados entre 154 projetos de 41 municípios. Com o projeto “Pequenos e Grandes Brincantes: Incentivando o Brincar Como Ferramenta de União Familiar”, a secretária Patrícia chegou à 1ª colocação na Categoria 09, Secretaria Municipal de Educação, diretores de ensino, coordenadores de ensino, gerentes de ensino, supervisores, coordenadores de formação, articuladores, assessores pedagógicos ou secretários municipais de Educação. Na premiação, que aconteceu ontem (30) em Curitiba, ela foi representada pela assessora Giovana Monteiro. Para o desenvolvimento do projeto, ela utilizou os materiais didáticos e ferramentas educacionais digitais do Sistema Educacional Família e Escola (Sefe), da Editora Opet, adotado pela rede municipal de ensino de Ivaiporã. Intencionalidade, “O projeto desenvolvido pela secretária Patrícia é muito bom”, avalia a gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto, que coordenou a comissão de pareceristas do 15º Prêmio Ação Destaque. “Ele traz intencionalidade, ou seja, tem um objetivo claro ligado ao desenvolvimento dos estudantes. E mostra muito conhecimento e sensibilidade em relação a um tema fundamental que é a proximidade entre família e escola pelo sucesso da educação”. Cliciane destaca a importância da secretaria municipal de Educação e dos gestores municipais para o sucesso do projeto. “No trabalho que realizamos em Ivaiporã com os materiais didáticos, formações pedagógicas e visitas técnicas, observamos uma ação consistente de promoção da qualidade na Educação Básica. Ele se reflete diretamente nos profissionais de educação, com resultados expressivos na aprendizagem dos estudantes.” Editora Opet – Fundado há 52 anos em Curitiba, o Grupo Educacional Opet possui mais de três décadas de atuação no segmento de sistemas de ensino para as áreas pública e privada. Com o selo educacional Sefe, da Editora Opet, oferece recursos educacionais – coleções didáticas e paradidáticas, ferramentas educacionais digitais, avaliações diagnósticas, formações e acompanhamento pedagógico – para redes municipais de todas as regiões brasileiras, beneficiando mais de 300 mil estudantes.

CRUZMALTINA – Falecimento de Dona Mariana, pioneira de Dinizópolis

Dona Mariana, era mãe da Ministra de Eucaristia Maria Helena e pessoa muito querida da comunidade 
  Com profundo pesar, a comunidade de Dinizópolis, distrito de Cruzmaltina, comunica o falecimento de Dona Mariana Conceição de Jesus, uma das pioneiras e moradora mais queridas da localidade. Mulher de fé, simplicidade e humildade, Mariana deixa um exemplo de vida dedicado à família e à comunidade. Mãe da ministra da Igreja Católica Maria Helena e de vários outros filhos, ela construiu uma história marcada pela honestidade e pelo amor ao próximo. O velório acontece na Capela Mortuária de Dinizópolis, e a celebração com corpo presente será realizada neste sábado, 1º de novembro, às 10h, seguida do sepultamento às 11h, no cemitério local. A comunidade se une em oração pelo conforto da família e pela memória dessa mulher que tanto contribuiu para  o desenvolvimento de Dinizópolis.

SÃO JOÃO - Deputado Artagão Júnior acompanha conclusão de obra de pavimentação

    Na tarde de quinta-feira (30 de outubro), o deputado estadual Artagão Júnior esteve no distrito de Ubaúna, em São João do Ivaí, acompanhando a conclusão da obra de pavimentação asfáltica. O parlamentar esteve acompanhado dos vereadores Marquinho e Mirandinha, da ex-prefeita Carla Emerenciano e do ex-prefeito Juninho. A obra faz parte do programa Asfalto Novo, Vida Nova, do Governo do Estado, com investimento de R$ 10 milhões, viabilizados por meio da articulação do deputado Artagão Júnior, da então prefeita Carla Emerenciano e dos vereadores Marquinho, Mirandinha e Henrique. Durante a visita, Carla Emerenciano destacou a importância do apoio estadual. “Hoje estamos aqui com o deputado Artagão Júnior para pedir que ele leve o nosso agradecimento ao governador Ratinho Júnior pelo recurso destinado ao recape da estrada de São João do Ivaí até o distrito de Ubaúna”, afirmou. O vereador Marquinho também agradeceu pela parceria e lembrou a transformação do distrito. “Na última vez que o senhor veio, disse que teria lâmpadas de LED e asfalto. Naquele tempo era só barro e poeira. Hoje é uma maravilha, a qualidade de vida do nosso povo melhorou muito. Obrigado, deputado, e continue assim”, disse. O deputado Artagão Júnior ressaltou o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento dos municípios. “Naquela época, muitos duvidavam que a obra sairia. Hoje viemos aqui ver a qualidade do asfalto e da iluminação que transformaram o distrito — parece até dia!”, afirmou. Ele ainda anunciou novas etapas do programa, com mais R$ 15 milhões para ligação asfáltica entre São João do Ivaí e Ubaúna, além do lançamento do projeto de asfalto sobre pedras irregulares. Artagão também destacou outras obras já entregues, como o calçamento na Vila Rural. O município tem recebido uma série de investimentos que somam quase R$ 2 milhões, viabilizados pelo deputado em parceria com os vereadores e com o apoio da ex-prefeita Carla Emerenciano. Entre eles estão: construção do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no valor de R$ 1,2 milhão, aquisição de uma ambulância (R$ 250 mil), uma van para transporte (R$ 220 mil), um carro utilitário (R$ 100 mil) e a instalação de 31 aparelhos de ar-condicionado em colégios estaduais do município, totalizando cerca de R$ 142 mil em melhorias na rede de ensino.

KALORÉ – Município encerra Outubro Rosa com homenagem a mulheres que venceram o câncer

A Prefeitura de Kaloré encerrou, na noite de quarta-feira (29), as atividades do Outubro Rosa com um evento voltado às mulheres que venceram o câncer. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Casa da Cultura, reunindo homenageadas, profissionais de saúde e moradores em um momento de emoção e reflexão. Durante o mês, o município realizou diversas ações de conscientização e prevenção, incluindo palestras, atendimentos e campanhas educativas sobre os cuidados com a saúde da mulher. O encerramento contou com depoimentos de superação e palestras de especialistas sobre diagnóstico precoce e enfrentamento da doença. O vice-prefeito e secretário de Saúde, Décio Bochio, destacou o projeto “Mulheres que Inspiram”, que apresentou histórias de moradoras de Kaloré que enfrentaram e superaram o câncer. Segundo ele, o objetivo é valorizar essas trajetórias e reforçar a importância da prevenção. “Essas mulheres são exemplos de força e coragem. O cuidado com a saúde é um ato de amor que precisa ser incentivado todos os dias”, afirmou. Já o prefeito Washington Luiz ressaltou o simbolismo do encontro e o compromisso da administração com as políticas públicas de saúde. “Foi uma noite de emoção e reconhecimento. Ver essas mulheres vitoriosas é motivo de orgulho para Kaloré”, disse. O evento marcou o encerramento da campanha Outubro Rosa no município, deixando como mensagem principal a importância da prevenção, da informação e do apoio às mulheres em todas as etapas do tratamento.

BORRAZÓPOLIS - Prefeito Didi faz balanço e anuncia novas moradias

Nesta sexta-feira (31 de outubro), o prefeito de Borrazópolis, Adilson Lucchetti (Didi), esteve nos estúdios da Nova Era FM (97.5) para um bate-papo ao vivo, fazendo um balanço dos primeiros dez meses de mandato e destacando as principais conquistas da administração municipal ao lado do vice-prefeito Valdnei Del Grande (Di). Entre os principais anúncios, o prefeito destacou o avanço na regularização de imóveis da Cohapar, que deve beneficiar cerca de 260 famílias. Uma reunião está marcada para a próxima semana com os mutuários, e a prefeitura colocará servidores à disposição para auxiliar nos processos de escritura e quitação das casas. Didi também revelou que o município se prepara para lançar, até fevereiro, 80 novas moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida”, com previsão de ampliação do projeto para atender ainda mais famílias. O prefeito comemorou a liberação de novas obras prioritárias, somando mais de R$ 30 milhões em investimentos, incluindo a construção da nova sede da Prefeitura, uma creche moderna, reformas no cemitério municipal e melhorias no lago e ginásio de esportes. Didi ressaltou o apoio dos deputados Artagão Júnior, Cobra Repórter e Alexandre Curi, além do governo estadual, que tem garantido recursos por meio de programas como a Rota do Progresso. Encerrando a entrevista, o prefeito agradeceu à população e à Câmara de Vereadores pelo apoio à gestão e reforçou o compromisso de continuar trabalhando “para transformar Borrazópolis em uma cidade cada vez melhor para todos”.

Piracema: restrição de pesca começa neste sábado e vai até 28 de fevereiro no Paraná

O período de defeso da Piracema, ciclo de restrição à pesca de espécies nativas para preservar a reprodução natural dos peixes na bacia hidrográfica do Rio Paraná, começa neste sábado (1º). A ação é normatizada pela Portaria IAT 377/2022 e vale até 28 de fevereiro de 2026. A fiscalização será organizada pelo Instituto Água e Terra (IAT) com suporte do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). No último período de defeso, entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, foram lavrados 40 Autos de Infração Ambiental (AIA), com multas que totalizaram R$ 127,4 mil. Houve ainda a apreensão de 44 quilos de peixe, além de materiais e equipamentos como redes de pesca, molinetes, carretilhas, anzóis, entre outras ferramentas de pesca utilizadas irregularmente. A restrição de pesca é determinada pelo órgão ambiental há quase duas décadas, em cumprimento à Instrução Normativa nº 25/2009 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O IAT é um órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), responsável, também, pela fiscalização do cumprimento das regras na pesca. Considerando o comportamento migratório e de reprodução das espécies nativas, a pesca é proibida na bacia hidrográfica do Rio Paraná, que compreende o rio principal, seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água inseridas na bacia de contribuição do rio. Entre as espécies protegidas no período estão bagre, dourado, jaú, pintado, lambari, mandi-amarelo, mandi-prata e piracanjuva.

PRF realiza leilão online de veículos e sucatas que estão em pátios do Paraná

   A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Paraná anunciou a realização do Leilão Online 2025, com veículos de circulação e sucatas disponíveis em diversos pátios do estado. O evento, organizado em parceria com o Grupo Alto da Serra de Mauá da Serra e a Kronberg Leilões, será totalmente online e ocorrerá em duas datas. No dia 11 de novembro, serão leiloados veículos de circulação, incluindo automóveis conservados e outros sem motor, enquanto o dia 13 de novembro será destinado à venda de sucatas aproveitáveis. Os pátios com lotes disponíveis ficam em Imbaú, Ponta Grossa, Balsa Nova, Pato Branco, Irati, Guarapuava, União da Vitória e Capanema. Os interessados devem se cadastrar com 48 horas de antecedência no site do leiloeiro e conferir o edital completo com todos os lotes disponíveis. As disputas ocorrerão de forma online, e os veículos podem ser arrematados por pessoas físicas e jurídicas, conforme as regras do edital.  
 Mais informações e lances: Superbid Leilões – PRF/PR 2025, ou no contato: (43) 3464-1061. 

COLUNA SOCIAL - Aniversário da Débora Franciosi da cidade de Kaloré

    A querida Débora Franciosi celebra mais um ano de vida nesta data especial, 31 de outubro, em Kaloré, e recebe uma linda homenagem do marido André e dos filhos Fellype e Ramón.
“Hoje é o seu dia, e eu só posso agradecer a Deus por ter colocado você na minha vida. Já se passaram 13 anos de união, e cada um deles só me faz ter mais certeza de que você é o amor da minha vida. Juntos construímos uma linda história, com nossos meninos, que são o maior presente que o nosso amor poderia nos dar. Estamos vivendo uma fase maravilhosa, e eu sou muito grato por tudo o que temos e por tudo o que ainda vamos viver. Você é minha parceira, meu apoio, minha alegria. Feliz aniversário, meu amor! Que seu dia seja cheio de amor, paz e sorrisos. Vcê merece tudo de mais bonito nessa vida".  Parabéns, Débora e que este novo ano e  nova fase seja repleta de alegrias e bênçãos.

FAXINAL – Feirão de Regularização Fiscal com descontos em juros e multas

A prefeitura de Faxinal, sob a gestão do prefeito Hermes Santa Rosa, anunciou o Feirão de Regularização Fiscal, uma oportunidade para que contribuintes possam quitar débitos municipais com condições especiais. A campanha segue até o dia 5 de dezembro de 2025 e abrange pendências relacionadas ao ISS, IPTU e Alvará de Funcionamento. De acordo com o município, quem optar pelo pagamento à vista terá 100% de desconto em juros e multas. Já os contribuintes que preferirem o parcelamento poderão dividir o valor em até 10 vezes, com 50% de desconto sobre os encargos. O objetivo da ação é facilitar a regularização de contribuintes e aumentar a arrecadação municipal, permitindo novos investimentos em infraestrutura, saúde e serviços públicos. É, portanto,  uma excelente oportunidade para que as famílias e empresas de Faxinal coloquem suas pendências em dia, aproveitando descontos. Os atendimentos estão sendo realizados na sede da Prefeitura de Faxinal, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone ou WhatsApp (43) 3461-8010. A administração municipal reforça que o programa é uma forma de incentivar o equilíbrio financeiro dos contribuintes e contribuir com o desenvolvimento da cidade.

Júri em Pitanga - Dr. Jackson Bahls trata denúncia como absurdo jurídico

Advogado Dr. Jackson 
   Na próxima terça-feira, 4 de novembro, às 9 horas, o Tribunal do Júri da Comarca de Pitanga vai julgar o agricultor Antônio Ferreira de Almeida, de 79 anos, morador da localidade de Alto do Ivaí, zona rural, divisa com Manoel Ribas. Ele é acusado de homicídio qualificado pela morte de Jair da Silva Antunes, ocorrida em 25 de março de 2017. O caso remonta a uma noite de sábado, quando, segundo a denúncia do Ministério Público do Paraná (MPPR), Antônio teria efetuado disparos de arma de fogo contra Jair Antunes após uma discussão em um bar na zona rural. Conforme a promotoria, o crime teria sido motivado por um desentendimento fútil relacionado a um comentário sobre cerveja gelada, e o acusado teria agido de modo a dificultar a defesa da vítima, que acabou atingida na região torácica e morreu no local. De acordo com a denúncia apresentada em outubro de 2017, o Ministério Público sustentou que Antônio Ferreira de Almeida “agiu dolosamente, com intenção homicida, utilizando-se de arma de fogo e causando ferimentos perfuro-contusos na região torácica da vítima, que resultaram em sua morte”. O caso foi registrado pela 45ª Delegacia Regional de Polícia de Pitanga, e contou com perícia do Instituto Médico-Legal (IML) de Ivaiporã.  O julgamento será conduzido com a defesa do réu representada pelo advogado Jackson Bahls, profissional conceituado e conhecido por atuar em casos de grande repercussão na região central do Paraná. Ao Blog do Berimbau, e Rádio Nova Era FM,  Bahls afirmou que o caso será tratado como um exemplo clássico de legítima defesa. Segundo ele, no dia do fato, Antônio estava em sua residência comemorando o aniversário com familiares, quando a vítima invadiu o local armada com um facão, com a intenção de matá-lo. Diante da ameaça iminente, o agricultor teria reagido para se proteger e acabou atingindo o agressor. “O que ocorreu foi uma legítima defesa pura. O senhor Antônio reagiu a uma agressão injusta, dentro de sua própria casa, e para o bem da sociedade, o agressor acabou morrendo. Denunciar um homem de bem nessas circunstâncias já é um absurdo jurídico. Condená-lo seria mandar um recado perigoso à população: o de que não se deve reagir, mas morrer nas mãos de criminosos. Isso não será admitido”, declarou o advogado.   O julgamento está marcado para ocorrer no Fórum de Pitanga, com a presença de representantes do Ministério Público, da defesa e do Conselho de Sentença. O caso, que gerou repercussão desde 2017, volta agora ao plenário com o desafio de esclarecer as circunstâncias da morte e definir se o agricultor agiu em legítima defesa ou com intenção de matar. 

IVAIPORÃ – BPEC e Bombeiros resgatam cachorro que caiu em córrego

    Na manhã desta sexta-feira (31 de outubro), equipes do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) e do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã realizaram o resgate de um cachorro que havia caído em um córrego no Lago das Flores, o rendeu elogios da comunidade. 
A ação rápida e coordenada das equipes garantiu que o animal fosse retirado com segurança. Segundo informações iniciais, o cachorro aparenta ser de rua, mas o pedido de socorro partiu de moradores que ficaram comovidos com a situação do animal. A ocorrência mobilizou os agentes por alguns minutos e chamou a atenção de pessoas que passavam pelo local. Graças à eficiência das equipes, o animal foi salvo e colocado em local seguro. Veja no Instagram 

Advogada Thayssa Serra destaca direitos das mulheres durante o Outubro Rosa

Durante o mês de conscientização sobre o câncer de mama, a advogada Thayssa de Paula Serra, de Jardim Alegre, reforçou a importância da informação como ferramenta de empoderamento feminino e orientou sobre os direitos garantidos às mulheres em tratamento. 
Segundo ela, entre os principais benefícios estão o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e, em casos mais graves, a aposentadoria por invalidez. Thayssa também lembrou que mulheres diagnosticadas com câncer de mama podem ter direito à isenção do Imposto de Renda, prioridade no atendimento e na tramitação de processos judiciais, além da possibilidade de saque do FGTS.  A advogada ressalta que cada situação deve ser analisada individualmente. “Essas informações são de caráter geral. É fundamental procurar um advogado especialista para verificar o que se aplica ao seu caso. A informação salva e também empodera”, destacou. O Outubro Rosa é uma campanha mundial que tem como objetivo promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, incentivando o autocuidado e o acesso aos serviços de saúde.

MANOEL RIBAS – Prefeito Corona destaca avanços e recebe kits para gestantes

O prefeito de Manoel Ribas e presidente da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro), José Carlos Corona, participou nesta quinta-feira (30 de outubro) do evento de entrega de kits de maternidade do programa Nascer Bem Paraná, promovido pelo Governo do Estado em São João do Ivaí. A cerimônia contou com a presença do secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, além de prefeitos e representantes de 18 municípios da região do Vale do Ivaí Central. 
Durante o evento, foram entregues dezenas de enxovais completos para gestantes e recém-nascidos, incluindo carrinho de bebê, roupas, produtos de higiene e outros itens de cuidado infantil. O município de Manoel Ribas foi contemplado com 28 kits, que serão repassados às famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Em entrevista ao repórter Ronaldo Senes (Berimbau),  o prefeito Corona ressaltou a importância da iniciativa e o momento positivo vivido pelo Paraná. “O Estado vive um momento extraordinário, com recursos chegando em todas as secretarias. Hoje estamos aqui recebendo os kits do programa Nascer Bem, que ajudam nossas mães gestantes com materiais de qualidade, como carrinhos de bebê e enxovais completos. É mais um programa do Governo Ratinho Júnior que mostra o cuidado com as pessoas”, destacou.  O gestor também elogiou a atuação do governador e o investimento maciço nos municípios. “Antigamente, íamos a Curitiba buscar um carro ou ônibus que não passava de meio milhão de reais. Hoje, os municípios saem de lá com 20, 30 milhões em projetos e obras. Só em 2025, Manoel Ribas vai lançar um pacote de R$ 105 milhões em investimentos, cumprindo a promessa de fazer um segundo mandato ainda melhor que o primeiro”, afirmou.  O secretário Rogério Carboni enfatizou que o programa representa o compromisso do Estado com a primeira infância e com as famílias de baixa renda. “Cada real investido nos primeiros mil dias de vida retorna em benefícios sociais e qualidade de vida. Estamos cuidando das pessoas com programas que vão da gestação à melhor idade”, declarou. O evento marcou a primeira etapa de entregas do Nascer Bem Paraná, que deve beneficiar 222 municípios com um total de 16 mil kits distribuídos ao longo do ano. A ação integra a política de atenção à infância e à maternidade do Governo do Estado, em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Saúde e Assistência Social.

APUCARANA - Corsa furtado é recuperado pela GCM

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Apucarana localizou nesta sexta-feira (31) um veículo que havia sido furtado na noite anterior. O automóvel foi encontrado nos fundos do Jardim Marisol. De posse de informações de que um veículo GM/Corsa, de cor branca, havia sido furtado no estacionamento do Santuário São José na noite do dia 30, as equipes da GCM intensificaram o patrulhamento com vistas a localizar o referido automóvel. Durante as diligências, os agentes lograram êxito em localizar o veículo em um local conhecido, nos fundos do Jardim Marisol. Em buscas nas proximidades, a GCM também localizou, em uma área de mata, os quatro pneus que foram arrancados do carro. Foi feito contato com a vítima, que compareceu ao local. O veículo será removido até a Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências e, posteriormente, devolvido à proprietária.

Morador de Cândido de Abreu morreu de acidente em Nova Tebas

Um grave acidente registrado na noite de quinta-feira (30 de outubro) resultou na morte do caminhoneiro Osmar Werner Schenk, de 43 anos, morador de Cândido de Abreu. O tombamento ocorreu no km 274  da PR-487, trecho entre Manoel Ribas e Nova Tebas, próximo à comunidade de Vila Nova dos Alemães, no município de Pitanga. De acordo com o relatório da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o caminhão Ford C4031, placas de Guarapuava, seguia sentido Manoel Ribas a  Nova Tebas quando o condutor perdeu o controle da direção e o veículo capotou às margens da rodovia. O motorista ficou preso nas ferragens e morreu no local. O caminhão transportava uma carga de legumes e sofreu grandes danos materiais. A ocorrência mobilizou várias equipes: Polícia Rodoviária,  Corpo de Bombeiros Integrado de Manoel Ribas, Polícia Civil, Polícia Científica e o Instituto Médico-Legal (IML) de Ivaiporã. O corpo de Osmar foi encaminhado ao IML de Ivaiporã. 

Operação Fecha Mês do Mercado e Distribuidora de Bebidas Brito de Borrazópolis


 

Prefeitura de Apucarana cuidando das pessoas e construindo o futuro


 

Fim das concessões garante mais de R$ 60 bilhões em obras no Paraná

A conclusão dos leilões das concessões rodoviárias do Paraná encerram um ciclo e uma chaga no Estado, que tinha o pedágio mais caro do País, sem a contrapartida das obras. Foi o que destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta quinta-feira (30), durante o leilão do lote 5, o último realizado na Bolsa de Valores (B3). Os seis lotes paranaenses somam 3,3 mil quilômetros de estradas estaduais e federais, com investimentos previstos de mais de R$ 60 bilhões em obras e operação. “A conclusão desse processo traz uma diferença gigantesca de ganho, de escala de segurança para as rodovias e também no bolso dos paranaenses. Para nós, é um motivo de missão cumprida, depois de tanto tempo trabalhando para tirar do papel esses seis lotes”, afirmou o governador. “É um pacote importante não apenas para a logística do Paraná, mas também do Brasil, porque interliga o Sul ao Sudeste e ao Centro-Oeste e também a outros países do Mercosul”. Ratinho Junior destacou que ao longo de 24 anos de contrato das antigas concessões, os investimentos não chegaram a R$ 7 bilhões. Esse é o montante que deve ser aportado por ano pelas novas concessionárias com este novo pacote, que prevê 1,8 mil quilômetros de duplicações, contornos rodoviários e uma série de melhorias em rodovias que atravessam todas as regiões do Paraná. “Passamos 24 anos sofrendo com o pedágio mais caro do Brasil, sem obras e com muitos escândalos de corrupção e demagogia política. Resolvemos dar um basta nisso”, afirmou o governador. “Logo que assumimos o governo, iniciamos a elaboração desse projeto junto com o governo federal. Sempre defendi que teríamos três pilares que não abriríamos mão: transparência, com os leilões ocorrendo na B3, obras e preço justo na tarifa”. O lote 5 das Rodovias Integradas do Paraná contempla 433 quilômetros de estradas nas regiões Oeste e Noroeste do Estado, conectando Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Guaíra, e foi arrematado pela empresa Reune Rodovias Holding II S/A, do Grupo Pátria, que já administra o Lote 1. Ele deve receber R$ 6,7 bilhões em obras e melhorias e R$ 5,2 bilhões em despesas operacionais ao longo de 30 anos de contrato. “Com este último leilão, vamos ter grandes corredores logísticos, contornos que são importantes para tirar o trânsito de dentro das áreas urbanas, para trazer mais mobilidade nas cidades que são cortadas por essas rodovias, e mais agilidade, em especial, até o Porto Paranaguá, que é o segundo porto mais importante do país, depois do de Santos”, explicou Ratinho Junior. Ele também destacou a modelagem inovadora adotada pelo Paraná, que trouxe no pacote rodovias federais e estaduais para aumentar a competitividade do certame. “Quando se faz projeto que tem verdade, estudo técnico e coloca o planejamento acima de tudo, conseguimos um resultado que beneficia a sociedade, entregando um pedágio moderno, transparente e um modelo vencedor, que se tornou referência para outras concessões, além de garantir o maior investimento em rodovias na América Latina”, salientou. PACOTE – As seis concessões do programa rodoviário do Paraná têm prazo de 30 anos a partir da assinatura dos contratos, com investimentos que ultrapassam R$ 60 bilhões, sendo considerado o maior programa rodoviário da América Latina. Ao todo, são 3,3 mil quilômetros de estradas – 1,1 mil quilômetros de rodovias estaduais e 2,2 mil de rodovias federais. Os dois primeiros lotes estão em operação desde janeiro de 2024. O Lote 1 é operado pelo Grupo Pátria – o mesmo que arrematou o Lote 5, com investimento previsto de R$ 7,9 bilhões, e o Lote 2, pelo Grupo EPR, com R$ 10,8 bilhões em obras. Já os Lotes 3 e 6 tiveram seus contratos iniciados em abril deste ano, sendo o Lote 3 gerido pelo Grupo Motiva (antiga CCR S.A.) e o Lote 6, também pelo Grupo EPR. Na semana passada, o Consórcio Infraestrutura PR, do Grupo EPR, apresentou desconto de 21,30% sobre a tarifa básica de pedágio e arrematou o lote 4, formado por 627,52 quilômetros de rodovias que cruzam as regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná.

Pavimento em concreto entre Lidianópolis e Manoel Ribas atrai cinco participantes

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou nesta quinta-feira (30) a sessão de disputa da licitação para restaurar e ampliar em concreto a PRC-466 entre Lidianópolis, no Vale do Ivaí, e Manoel Ribas, na região Central, em uma extensão de 51,86 quilômetros. A primeira classificada na disputa, a KMS Incorporadora Ltda. tem até as 23h59min desta sexta-feira (31) para encaminhar uma planilha de preços atualizada para sua proposta de R$ 363 milhões, além de documentos para análise de comissão de contratação do DER/PR. Na sequência será publicado um resultado classificando a empresa ou convocando a segunda classificada, e assim em diante. Ao todo são cinco participantes, com outras seis empresas tendo sido desclassificadas por apresentar propostas de valor muito abaixo do possível para execução da obra. PROJETO - A obra prevê a restauração em concreto de todo o trecho utilizando a técnica whitetopping, que aproveita o pavimento de asfalto existente como base para o novo pavimento rígido de concreto, além de um trecho de duplicação de 15,9 quilômetros, 17,18 quilômetros de terceiras faixas em pontos críticos, e ainda acostamentos, vias marginais e a construção de seis novos viadutos. O segmento contemplado começa em Porto Ubá, localidade de Lidianópolis, incluindo a ponte sobre o Rio Ivaí, passa por Jardim Alegre e Ivaiporã, também no Vale do Ivaí, e termina no acesso a uma subestação de Furnas, no território de Manoel Ribas. Um dos viadutos será implantado em Lidianópolis, substituindo a rotatória com a Rua Mato Grosso; outro no entroncamento com a PR-082, acesso para Lunardelli; dois viadutos em Jardim Alegre, ambos nos entroncamentos com a Avenida Mattos Leão; e dois também em Ivaiporã, um no entroncamento com a PR-846, e outro no entroncamento com a Avenida Ladislao Gil Fernandes. O trecho de duplicação contempla principalmente os municípios de Jardim Alegre e Ivaiporã, começando um pouco antes do entroncamento com a PR-082 e terminando próximo ao Centro de Distribuição da Comercial Ivaiporã, passando pelo perímetro urbano de ambos municípios. O edital prevê também o alargamento da ponte sobre o Rio Ivaí em Porto Ubá, para implantar acostamentos e passeios para pedestres, separados por novas barreiras de concreto. A estrutura em 289,6 metros de extensão. Ainda estão previstas novas rotatórias, retornos em nível, iluminação rodoviária, novo sistema de drenagem de águas, sinalização vertical e horizontal, e demais melhorias.

BORRAZÓPOLIS – Professora Simone Godoy lança livro “70 Anos da Educação”

A educação de Borrazópolis ganhou um capítulo especial de sua história na tarde de quinta-feira (30 de outubro DE 2025), com o lançamento do livro “70 Anos da Educação”, de autoria da professora e historiadora Simone da Silva Godoy, diretora do Colégio Estadual José de Anchieta. O evento reuniu autoridades, educadores e convidados na antiga sede da Câmara Municipal, em um momento de grande emoção e reconhecimento. Estiveram presentes o prefeito Adilson Lucchetti (Didi), o vice-prefeito Valdinei Del Grande (Di), Secretária Municipal de Educação, Cleide Michelin, os vereadores Gustavo Del Grande, Nei Rodrigues, Geraldo da Saúde, Francisco Castilho e o presidente da Câmara, professor  José Aparecido (Zezinho), além de diretores de escolas, professores, representantes do Grêmio Estudantil, a presidente do Rotary Club, Teresa Aparecida Domingues Pereira, e a professora Lúcia, que também tem uma longa trajetória na educação de Borrazópolis e Faxinal. Durante o evento, as autoridades destacaram a importância da iniciativa, que eterniza a história de educadores e servidores que contribuíram para o desenvolvimento do ensino no município. O livro reúne relatos e memórias de professores e servidores da educação, muitos já aposentados e alguns falecidos, resgatando suas trajetórias e o papel que tiveram na formação de gerações. A professora Simone explicou que o projeto nasceu dentro do colégio, como parte da proposta “Aos Mestres, o Nosso Carinho”, com participação direta dos alunos, que se tornaram coautores da obra. “Os estudantes entrevistaram famílias e educadores, registrando suas histórias em cada página. A ideia é valorizar quem construiu a educação de Borrazópolis e impedir que essas memórias se percam”, contou. O lançamento também teve momentos de emoção, com a presença de familiares da autora e uma homenagem musical feita por seu sobrinho Calebe, que tocou violino e executou a música ‘Parabéns a Você’. Simone destacou ainda a relevância histórica da publicação. “Assim como temos o livro dos 70 anos de Borrazópolis e a Casa da Memória, agora temos um registro da nossa educação. É uma fonte histórica para as próximas gerações e um motivo de orgulho para nossa comunidade”, afirmou emocionada. Para mais informações sobre o livro “70 Anos da Educação” ou aquisição de exemplares, envie uma mensagem para  4
3 99967-0516.

ORTIGUEIRA - Polícia Militar registrou ocorrência de confronto com morte

    Um homem com várias passagens pela polícia morreu em confronto com a Polícia Militar na tarde de quinta-feira (30 de outubro), na Vila Andradina, em Ortigueira. 
Segundo informações da PM, a equipe ROCAM realizava patrulhamento quando o suspeito, ao perceber a aproximação da viatura, reagiu à abordagem atirando contra os policiais, que revidaram. O homem foi atingido pelos disparos e morreu ainda no local.  O indivíduo era conhecido por envolvimento em diversos crimes, como tráfico de drogas, roubos e homicídio, e estava monitorado por tornozeleira eletrônica. No local do confronto, os policiais apreenderam um revólver e entorpecentes. A Polícia Civil, a Polícia Científica e o Instituto Médico-Legal (IML) foram acionados para os procedimentos de praxe e investigação do caso.

ARAPONGAS – PM registra furto em loja, caso de violência doméstica e prisão

    A Polícia Militar de Arapongas registrou três ocorrências distintas nesta quinta-feira (30 de outubro), envolvendo um furto em estabelecimento comercial, uma agressão no âmbito familiar e o cumprimento de um mandado de prisão.  
A primeira situação ocorreu por volta das 10h40 de quarta-feira (29), mas foi comunicada apenas na tarde do dia seguinte, na Avenida Arapongas, região central da cidade. O gerente de uma loja informou que um homem, em atitude suspeita, entrou rapidamente no local, dirigiu-se aos fundos e saiu logo em seguida, fugindo em uma motocicleta. Após verificar as câmeras de segurança, constatou-se o furto de uma garrafa térmica azul, avaliada em R$ 24,00. As imagens foram encaminhadas à Polícia Civil para identificação do autor.
       No fim da tarde, por volta das 17h30, durante patrulhamento pelo bairro San Rafael, uma equipe avistou uma mulher chorando e segurando um bebê no colo. Ela contou ter sido agredida violentamente pelo companheiro, identificado como Lucas, que lhe desferiu socos no rosto e chutes nas pernas, causando escoriações. A vítima foi encaminhada ao hospital, e o agressor recebeu voz de prisão em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, sendo levado à 22ª Subdivisão Policial de Arapongas.
      Já no fim da noite, por volta das 23h10, policiais foram acionados à Rua Curiango Tesoura, no Jardim Colúmbia, após vizinhos relatarem uma briga de casal e gritos de socorro. No local, nada de ilícito foi encontrado, mas ao consultar o sistema, a equipe constatou que o homem envolvido possuía um mandado de recaptura em aberto. Ele foi preso e encaminhado à Casa de Custódia de Arapongas.

IVAIPORÃ – PM registra infrações de trânsito e um desentendimento

     A 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (6ª CIPM) registrou, nesta quinta-feira (30 de outubro), três ocorrências em Ivaiporã, duas relacionadas a infrações de trânsito e uma de desentendimento entre ex-companheiros. A primeira ocorrência foi registrada por volta das 8h10, na Rua Três Marias, no Jardim Iporã, durante uma operação de bloqueio policial. Os militares flagraram uma motocicleta Honda/CBX 250 Twister trafegando em alta velocidade e desrespeitando a ordem de parada. O condutor freou de forma brusca, colocando em risco os agentes. Ele alegou estar atrasado para o trabalho. Durante a vistoria, a equipe constatou alterações nas rodas, pneus e sistema de sinalização, além da recusa do teste do bafômetro. A motocicleta foi apreendida e levada ao pátio da 6ª CIPM.
         Por volta das 16h10,  de 30 de outubro, a Polícia Militar também atendeu um caso de desentendimento na Rua Polônia, no centro de Ivaiporã. Uma mulher procurou a sede da 6ª CIPM para registrar que, após o fim de um relacionamento, foi até a casa da ex-companheira buscar seus pertences e acabou discutindo com ela. Durante a conversa, a outra parte a acusou de ter se apropriado do cartão de aposentadoria do pai, o que foi negado. A solicitante afirmou querer apenas registrar o fato, sem representar criminalmente, sendo orientada sobre os procedimentos cabíveis.

LIDIANÓPOLIS –Falso atendente bancário causa prejuízo de R$ 8 mil a moradora

Uma moradora de Lidianópolis, Rua Santa Catarina, foi vítima de estelionato na tarde de quinta-feira (30 de outubro), após cair em um golpe aplicado por criminosos que se passaram por funcionários de um banco. De acordo com o boletim, a mulher relatou que recebeu uma ligação de uma pessoa que se apresentou como gerente da instituição financeira, informando que sua conta estaria sendo clonada e que outro atendente entraria em contato para auxiliar no bloqueio. Logo depois, recebeu uma segunda ligação, na qual foi encaminhado um link com acesso remoto à câmera do celular. Ao clicar e conceder o acesso, os golpistas conseguiram entrar em sua conta bancária. Minutos depois, a vítima percebeu que haviam sido realizadas duas transferências indevidas, sendo uma TED de R$ 4.400,00 e outra de R$ 3.800,00, totalizando R$ 8.200,00. Ela entrou em contato com o banco, que bloqueou a conta e orientou o registro do boletim de ocorrência. O caso foi encaminhado à Polícia Civil de Lidianópolis, que dará continuidade às investigações.

FAXINAL - Desentendimento de casal de namorados e infração de trânsito

     Uma ocorrência de desentendimento entre um casal mobilizou a Polícia Militar na manhã de quinta-feira (30 de outubro), em Faxinal. O caso foi registrado por volta das 8h50 na Rua Bento Ruths Terezio, na região central da cidade. De acordo com o boletim, o homem relatou que a namorada chegou alterada em sua casa e passou a depredar o local, momento em que ele acionou o 190. A mulher confirmou ter discutido com o companheiro e disse que, durante a briga, desferiu vários socos na parede, o que causou escoriações em sua mão. A equipe policial ofereceu encaminhamento médico, mas ela recusou o atendimento. Após conversarem, o casal decidiu encerrar a convivência, ficando acordado que o homem deixaria a residência para morar com a mãe. A PM acompanhou a retirada dos pertences e orientou ambos quanto aos procedimentos cabíveis. 
      INFRAÇÃO - A Polícia Militar de Faxinal apreendeu um veículo e lavrou autos de infração após flagrar um adolescente de 17 anos dirigindo na área central da cidade, na tarde de quinta-feira (30 de outubro). Durante patrulhamento pela Rua João Sansonovski, os policiais visualizaram um Fiat Uno que mudou de direção de forma brusca ao perceber a presença da viatura. Diante da atitude suspeita, a equipe realizou a abordagem utilizando sinais luminosos e sonoros, prontamente acatada pelo condutor. Na verificação, foi constatado que o motorista era menor de idade e não possuía habilitação, além de o veículo apresentar pendências no licenciamento. O automóvel foi removido ao pátio do Destacamento da Polícia Militar, e a mãe do adolescente acompanhou todo o procedimento. Os policiais lavraram as notificações cabíveis e orientaram os envolvidos quanto às medidas administrativas previstas em lei.

BORRAZÓPOLIS – Idosa tem cartão furtado e perde mais de R$ 9 mil

  Uma moradora de Borrazópolis procurou o Destacamento da Polícia Militar na manhã de quinta-feira (30 de outubro) após descobrir o furto de seu cartão bancário e constatar prejuízo de mais de R$ 9 mil. 
Segundo o boletim,  ela relatou que esteve em uma agência bancária no dia anterior (29 de outubro) para realizar a prova de vida do benefício previdenciário. Durante o atendimento, ao solicitar a verificação do saldo, foi informada que havia diversas transações suspeitas entre os dias 28 e 29, incluindo saques e compras no débito, totalizando R$ 9.571,03.  A vítima afirmou que não reconhecia nenhuma das movimentações. O banco bloqueou o cartão imediatamente e orientou que ela confirmasse se o cartão estava em sua posse. Ao chegar em casa, percebeu que o item havia desaparecido.  O caso foi registrado como furto simples e encaminhado à 53ª Delegacia Regional de Polícia Civil para investigação. OUTRAS OCORRÊNCIAS - Ainda no dia 30 de outubro, na Rua Território do Guaporé, com a Rua Acre, foi abordado um Ford Escort, cujo condutor não possui CNH e havia pendências.  Também foi registrado, por um morador da Rua Manoel Alves Senes, um Boletim de Ocorrência por difamação. O morador alega que tomou conhecimento que estava sendo difamado em um grupo digital, a princípio de Whatsapp. 

APUCARANA - Arrombamentos, carro levado e fiação furtada

A Polícia Militar de Apucarana registrou diversas ocorrências de furto entre a manhã de quinta-feira (30) e a madrugada desta sexta-feira (31). Por volta das 8h10 de quinta-feira, a PM foi chamada para um atendimento em uma clínica veterinária na Rua Coronel Luiz José dos Santos. No local, a responsável relatou que indivíduos não identificados adentraram o imóvel mediante arrombamento de uma janela. Informou ainda que, a princípio, nada foi subtraído. Pouco depois, por volta das 8h40, outra ocorrência de furto foi registrada na Rua Castro, no Jardim América. A solicitante, que trabalha no Centro de Oficinas da Mulher, relatou que ao chegar ao estabelecimento deparou-se com a porta de acesso ao escritório arrombada. A porta da frente de madeira foi forçada, e do interior foi subtraído um notebook sem marca definida. Já por volta das 19h30, na Estrada Rio Bom, no Patrimônio São Domingos, a equipe atendeu um furto em propriedade rural. O solicitante, um homem de 50 anos, relatou que ao chegar em sua chácara no dia 21 (de outubro), constatou que toda a fiação pertencente à usina de energia solar, bem como os fios de energia elétrica da propriedade, haviam sido furtados, somando aproximadamente 1.000 metros. À noite, por volta das 21h25, na Rua Maestro Lívio Vidal Ferreira, no Loteamento Solo Sagrado, uma mulher de 31 anos relatou um furto em sua residência. Ela se ausentou para trabalhar e, ao retornar, deparou-se com a janela de blindex do banheiro arrombada. Do interior da casa foram subtraídas duas televisões. Mais tarde, por volta das 22h10, na Rua Dom Jose Marello, na Vila Colégio, uma mulher de 48 anos teve seu veículo furtado. Ela relatou que estacionou seu GM/Corsa Wind, placa AJT-6A38, no estacionamento de uma igreja e, ao retornar, constatou o furto. O local possui sistema de câmeras de monitoramento. Na madrugada desta sexta-feira (31), por volta das 3h20, a equipe policial foi abordada na Avenida Curitiba por um funcionário de 25 anos de uma farmácia. Ele relatou que uma mulher havia furtado dois kits de sabonete da marca Dove. Segundo as imagens de segurança, a autora trajava shorts de cor preta e blusa de moletom cinza com capuz. Ela fugiu em direção à praça central e não foi localizada.

RIO BOM - Mulher perde R$ 2,4 mil em golpe

A Polícia Militar registrou uma ocorrência de estelionato por volta das 14h55 de quinta-feira (30), no Sítio São José, em Rio Bom. A solicitante relatou que chegaram em sua residência dois homens que se identificaram como ciganos. Eles chegaram em uma Fiat Toro de cor branca e falaram a ela que haviam realizado uma "macumba" contra ela, cobrando um valor de R$ 2.200 para retirar o suposto trabalho. A mulher informa que sofre de depressão, ficou com medo da situação e acabou dando a eles uma quantia de R$ 2.400. Ela relatou ainda que essas pessoas já haviam passado pelo local anteriormente. O caso segue para investigação pela Polícia Civil. 

NOVO ITACOLOMI - Usina solar foi alvo de furto

A Polícia Militar registrou uma ocorrência de furto em Novo Itacolomi por volta das 11h de quinta-feira (30). Um homem de 52 anos compareceu ao destacamento policial para fazer o relato. Segundo o solicitante, ele constatou o rompimento da cerca de arame farpado de sua usina fotovoltaica, localizada na área rural, na Rodovia PR-170. Do local, foram subtraídos aproximadamente mil metros de fiação elétrica. O solicitante informou não ser possível precisar o horário exato do furto nem a autoria do fato. Um boletim de ocorrência foi registrado, e o caso segue para investigação pela Polícia Civil.

30/10/2025

Mais detalhes da queda de moto em Jardim Alegre na PR-466

  Uma mulher, de 34 anos, 
Ingrat Fernanda da Silva Santos, ficou ferida após sofrer uma queda de motocicleta na tarde desta quinta-feira (30 de outubro), na PRC-466, altura do quilômetro 102, em Jardim Alegre. De acordo com o relatório da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), a vítima conduzia uma Honda Biz,  quando perdeu o controle da moto e caiu na pista. A equipe formada pelo Cabo Costa e Soldado Maike foi acionada por volta das 16h para atender a ocorrência. A condutora sofreu ferimentos e foi encaminhada ao Hospital Bom Jesus de Ivaiporã para atendimento médico. As causas do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes. O Corpo de Bombeiros também registrou o acidente. 

Projeto do Governo promove prevenção às drogas com foco nos estudantes de Ivaiporã

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, por meio da Coordenação da Política Estadual de Defesa dos Direitos da Juventude e em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, via Centro Estadual de Política sobre Drogas, e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, por intermédio do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ivaiporã, promoveram o projeto É Sobre Isso! Juventude Viva Livre das Drogas, no Centro Cultural Olívia Hauptmann de Ivaiporã, nesta quinta-feira, dia 30 de outubro. O projeto integra o Plano Estadual da Juventude e o Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. O evento reuniu estudantes, professores e diretores de colégios estaduais do município, com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, e de autoridades municipais, para discutir a importância da prevenção ao uso de drogas e a valorização da vida entre os jovens. Durante a cerimônia, o secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, explicou que o projeto ultrapassa o caráter informativo e busca provocar reflexões sobre as escolhas que definem o futuro dos adolescentes. “Precisamos discutir o tema e chamar a atenção da juventude para os caminhos que podem seguir. As drogas precisam ser enfrentadas com coragem e diálogo. O Governo do Paraná realiza obras grandiosas. Mas também investe fortemente na política do cuidado – com atenção especial à infância, à adolescência e ao idoso”, afirmou Rogério Carboni. O chefe do Núcleo Regional de Educação, Valber Clarimundo, reforçou a relevância da abordagem preventiva no ambiente escolar. “As drogas atrapalham o aprendizado, desestruturam famílias e ferem a sociedade”, exemplificou Valber Clarimundo. O prefeito licenciado Carlos Gil ressaltou que a administração municipal tem investido continuamente em políticas de prevenção, associando o tema à educação, à cultura e ao esporte. “A prevenção é fundamental. Em Ivaiporã, trabalhamos nas escolas e também fora delas, oferecendo oportunidades aos jovens. São mais de 15 escolinhas esportivas com mais de 1000 alunos – além das oficinas de arte, dança e teatro no Centro Cultural. É assim que afastamos a juventude dos caminhos nocivos das drogas e mostramos alternativas saudáveis”, resumiu o prefeito. Carlos Gil agradeceu ao Governo do Estado pela inclusão de Ivaiporã na agenda oficial e citou a construção de outro CMEI no Jardim Casagrande 2, onde serão investidos R$ 2 milhões para atender 60 crianças. No que se refere às ações preventivas – desenvolvidas em Ivaiporã, há 12 anos, a prefeita em exercício Gertrudes Bernardy citou como exemplo o projeto Valorizando a Vida, e reforçou a importância da parceria com o Estado para fortalecer o trabalho nas escolas. “A prevenção é o caminho mais eficaz. É fundamental que este diálogo chegue também às famílias e permita falar sobre drogas em casa”, alertou Gertrudes Bernardy. A apresentação do projeto É Sobre Isso! Juventude Viva Livre das Drogas incluiu a demonstração de 2 cães policiais treinados para operações.

Prefeitura do município de Ivaiporã valoriza servidores com palestra motivacional

A prefeitura de Ivaiporã realizou a Palestra e Show Motivacional – sou Funcionário público, eu faço a diferença, na quarta-feira, 29 de outubro, no Centro Cultural Olívia Hauptmann, ministrada por Alberto Grasel, que é secretário de Administração do município de Xaxim (SC). O evento, promovido pela gestão Carlos Gil e Gertrudes Bernardy, integrou as comemorações do mês do servidor público e teve como propósito fortalecer o clima organizacional, valorizar o trabalho das equipes e reconhecer o papel essencial dos servidores na construção de uma cidade melhor. Durante a abertura, a secretária municipal de Administração, Cristina Mareze, falou sobre as metas da gestão para promover a integração entre os funcionários. “Começamos com a Gincana dos Servidores, que incentivaram a convivência e o espírito de equipe, e encerramos com esta palestra que reforça a motivação e a valorização do quadro de servidores”, afirmou Cristina Mareze. O presidente da Câmara Municipal, Ilson Gagliano, também prestou homenagem aos servidores, destacando a união das secretarias e o empenho coletivo como bases do bom desempenho do município. Em seguida, o prefeito licenciado Carlos Gil lembrou o início da transformação de Ivaiporã. “Quando assumimos, em 2013, a cidade era conhecida como a capital do buraco. Trabalhamos muito para mudar essa realidade e reconstruir o orgulho de ser servidor público. Ivaiporã é referência em várias áreas, porque temos uma equipe comprometida, que acredita no que faz e trabalha com amor pelo município”, reconheceu Carlos Gil. Encerrando a abertura do ato solene, a prefeita em exercício, Gertrudes Bernardy, agradeceu aos servidores pelo comprometimento e afirmou que o reconhecimento é fundamental para manter o entusiasmo e o senso de propósito. “O que fazemos juntos é transformar vidas – quando o asfalto chega à rua, quando uma criança é acolhida na escola, quando alguém é atendido com um sorriso na UBS. Cada gesto faz diferença na vida das pessoas”, declarou Gertrudes Bernardy. Humor, música e reflexão. Assim foi a dinâmica do palestrante Alberto Grasel. Com um repertório variado que foi de Titãs a Jota Quest, passando por clássicos da música sertaneja, Alberto Grasel abordou de forma leve os desafios e as alegrias de ser servidor público. “Trabalhar no setor público exige motivação constante. O servidor precisa reconhecer a importância e entender que o papel dele é transformar vidas”, defendeu Alberto Grasel.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...